Se você não faz parte do cenário da mídia, há uma boa chance de você não ter ouvido falar da IPTV. Mas você provavelmente já o usa há anos.
E é provável que você venha a usá-la mais no futuro. A IPTV está crescendo rapidamente, com novos provedores e serviços surgindo ao lado de provedores de TV tradicionais com mais ofertas de IPTV.
Mas o que é IPTV? O que significa IPTV? Como ela funciona? E como você pode usá-la para melhorar sua experiência de assistir TV? O que é IPTV? Vamos começar com o básico.
O que, exatamente, é IPTV?
IPTV significa “internet protocol television” (televisão por protocolo de internet). O “IP” em IPTV é o mesmo que o de seu endereço IP ou VoIP (voz sobre IP). Tudo que isso significa é que a programação da televisão está sendo comunicada usando o protocolo de Internet.
Para entender o que isso significa, você precisa saber um pouco sobre como funciona a não-IPTV. Com a TV a cabo ou via satélite, as emissoras enviam sinais em tempo real e os telespectadores os recebem – você só pode assistir o que está sendo transmitido ao vivo. A menos que você tenha algum tipo de dispositivo de gravação, você não pode ditar o que está sendo transmitido quando. Você apenas sintoniza quando pode e assiste ao que está disponível.
A IPTV é diferente. Em vez de transmitir conteúdo através de pulsos de luz em cabo de fibra ótica ou ondas de rádio a partir de um satélite, a IPTV envia programas e filmes através de sua conexão padrão com a Internet. (Você pode estar usando uma conexão de internet a cabo ou satélite de seu provedor de internet preferido (ISP), mas estes são independentes dos que normalmente carregam seus sinais de TV).
E a diferença não pára por aí. A rede IP oferece muito mais flexibilidade dentro da rede permitindo uma interatividade bidirecional, em comparação com a tradicional conectividade a cabo ou rede de transmissão via satélite. Isto permite que os usuários finais tenham mais controles e opções para interagir, e personalizar sua experiência.
Em vez de transmitir uma série de programas em uma programação específica, a maioria da IPTV usa vídeo sob demanda (VOD) ou mídia deslocada no tempo – discutiremos isso, e um terceiro formato, em apenas um momento.
Há alguma arquitetura de rede complicada por trás de tudo isso, fazendo com que ela funcione, incluindo muita transcodificação de sinais tradicionais para sinais IP amigáveis. Mas o importante é que você não tem que assistir ao que está sendo transmitido. Você pode dizer ao seu provedor o que você quer assistir, e eles o enviarão imediatamente.
Se você usou um serviço de streaming como Netflix ou Hulu, é a mesma idéia, mas com TV ao invés de filmes ou programas sindicalizados.
Você precisa de um Set-Top Box para IPTV?
Como a maioria das TVs antigas não estão equipadas para IPTV, você pode precisar de um set-top box como Apple TV, Roku e Amazon Fire TV que “traduz” o que você recebe através de sua conexão de Internet em um formato que sua TV possa ler.
Seu computador, por outro lado, não precisa de nada para assistir à IPTV. Uma vez que você se inscreva em um serviço, você pode usá-lo para transmitir ao vivo o que quiser em qualquer um dos formatos de IPTV (que discutiremos a seguir).
Assim, se você puder espelhar sua tela para sua TV, você pode assistir a IPTV sem um set-top box.
As novas TVs inteligentes também podem vir com suporte IP integrado que pode ser conectado à sua rede e configurado para usar serviços de IPTV.
IPTV Híbrido
Muitos provedores de TV estão adotando agora uma abordagem híbrida da IPTV para resolver alguns dos problemas com transmissões totalmente habilitadas para IP. A IPTV requer uma grande largura de banda para transmitir uma tonelada de dados em alta velocidade.
A IPTV híbrida combina serviços de TV tradicionais com serviços baseados em IP. O maior ponto de venda é que tudo é entregue através de uma única caixa. Isto permite que os provedores de TV expandam suas ofertas para seus assinantes.
Também facilita a implementação de novos produtos e serviços sem a necessidade de uma revisão completa do set-top box. É uma boa maneira de transição de um modelo tradicional para um modelo mais moderno.